-
Arquitetos: Robert M. Gurney Architect; Robert M. Gurney Architect
-
Fotografias:Maxwell MacKenzie
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um pequeno terreno de esquina triangular no bairro de Del Ray em Alexandria, no estado de Virgínia, foi há tempos considerado muito pequeno para acomodar uma nova casa. Por anos, este terreno servia para a vizinhança como um parque para passear com o cachorro. Afastamentos e limites de altura da legislação que restringem a bangalôs de um pavimento, e casas com 'estilo artesão' típicas dos bairros residenciais estado-unidenses reduziram a área útil construível. Além disso, duas vagas de estacionamento foram solicitadas. Os projetistas lutaram para encontrar a solução de casa que se adequasse às casas do entorno e que coubesse no apertado lote.
Dois designers criativos que moravam no mesmo bairro viram o terreno com todos seus desafios inerentes como uma oportunidade para construir uma casa pequena e moderna, o que permitiu que morassem numa casa menor, mas permanecer na vizinhança que eles amavam.
O programa para a nova casa era relativamente modesto: um espaço conjugado de sala de estar, de jantar e cozinha, uma suíte para o casal além de um escritório e uma suíte extra para hóspedes. No projeto, as restrições do zoneamento do bairro largamente ditaram o volume e escala da casa: é construída com os afastamentos das ruas que o terreno faz esquina, o que a alinha com as outras casas de ambas as ruas. Enquanto a casa possui dois pavimentos de altura, é construída ao limite máximo de altura, e coerente com a altura média das outras treze casas dentro da quadra triangular.
A casa em si está organizada em torno de um espaço de pé-direito duplo contendo a sala de estar e de jantar. Uma passarela conecta o escritório do segundo andar com a suíte de hóspedes que acaba por definir a área de jantar. Três grandes aberturas zenitais, combinadas com grandes áreas em vidro e em painéis Kalwall, o espaço é inundado de luz natural. Os acabamentos são mantidos minimalistas e os detalhes são nítidos. A composição espacial e a luz natural se tornam as ferramentas de projeto primárias.
Apesar de empregar a linguagem arquitetônica diferente dos seus precedentes do entorno, a escala e a altura desta nova casas não destoa do conjunto, o que permite que a casa se integre confortavelmente com esta vizinhança eclética.